Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações, até mesmo quando já passaram por tratamentos endodônticos. Se não for possível realizar o clareamento, existem outras inúmeras maneiras de garantir a estética do sorriso.
Como nós, os dentes também envelhecem e é muito importante que eles tenham os cuidados que merecem.
Dentes clareados rejuvenescem, proporcionam autoconfiança e contribuem para muitas conquistas.
Os produtos clareadores não alteram a cor dos materiais restauradores, apenas dos dentes. Sendo assim, após o clareamento torna-se necessário substituir as restaurações em resina e/ou porcelana que ficarem desarmônicas no sorriso.
As únicas contra-indicações para o clareamento são a utilização em pacientes gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal.
Para a maioria dos pacientes, os dentes podem ser clareados de três maneiras:
- Em consultório: na maioria dos casos quatro sessões de 60 minutos cada, com géis clareadores em maior concentração.
- Em casa através do uso de uma moldeira pré fabricada na qual o paciente coloca um gel clareador em menor concentração por um período mínimo de 14 dias ou noites, dependendo do grau de manchamento dos dentes.
- Associação das duas técnicas acima citadas, com sessão em consultório + uso de moldeiras em casa.
Todas as três técnicas buscam obter o mesmo resultado.
Em alguns casos o clareamento pode causar sensibilidade, mas é facilmente tratada com produtos específicos.
É importante agendar uma consulta para definir o tratamento que melhor se encaixa para você.
É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramento do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar efeitos secundários indesejados, como a sensibilidade com frio e quente, desgaste do esmalte dental e nenhum resultado aparente.
Ao contrário do que muitos pensam, o clareamento não enfraquece os dentes. Há uma infinidade de artigos científicos evidenciando que não ocorre enfraquecimento do esmalte e da dentina. A técnica de clareamento com moldeira e gel está consagrada desde os anos 80 e não provoca nenhum tipo de enfraquecimento dos dentes.
O clareamento pode ser feito a partir dos 15 anos, sem limite de idade.