Odontopediatria
para gestantes, bebês, crianças e adolescentes
para gestantes, bebês, crianças e adolescentes
A atuação do odontopediatra inicia-se com a gestante, orientando-a quanto aos cuidados com a sua saúde bucal do seu bebê que logo estará em seus braços. O odontopediatra dará as primeiras informações sobre as características da boca do seu bebê e a importância do aleitamento materno e a maneira de fazer a higiene bucal do seu pequenino. A mamãe também ficará informada da época de nascimento dos primeiros dentes, uso de chupeta e mamadeira. Além de cuidar do seu bebê, a futura mamãe deve cuidar também de sua saúde bucal, pois estudos relatam que uma saúde bucal deficiente aumenta o risco de parto prematuro e o nascimento de bebês com baixo peso. A melhor época para a gestante ser submetida a tratamento odontológico é no segundo trimestre da gestação.
Após o nascimento do bebê, deve-se prosseguir com o acompanhamento desde o aparecimento do primeiro dentinho, onde os pais recebem informações sobre a sequência e idade de erupção (nascimento) dos dentes de leite e as formas de higienização da boca do bebê em cada etapa. São abordados temas como uso de flúor, orientações de dieta e sobre o uso de chupetas e mamadeiras.
Quando os hábitos são estabelecidos na infância, são mantidos por toda a vida, por isso, quanto mais cedo o contato com o dentista, mais fácil será a implantação das rotinas de cuidados bucais na vida da criança.
É necessário que haja um equilíbrio bucal no desenvolvimento e crescimento da criança, onde a mastigação, a fonação e a respiração precisam estar em harmonia. A visão do odontopediatra aborda a criança como um todo, e se necessário é feita uma interação e acompanhamento com outras especialidades, como por exemplo, a ortodontia/ortopedia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição.
Quando a criança já compreende melhor os ensinamentos, de uma maneira lúdica são passados conceitos como as causas da doença cárie e consequências de hábitos como sucção de dedo e chupeta. Os pais e responsáveis continuam a receber todas as informações relativas à higiene bucal e como esta deve ser feita em cada fase, sobre o uso de flúor, orientações sobre dieta e desenvolvimento da oclusão (mordida).
A adolescência é um período de transição da infância para a idade adulta onde muitas mudanças em tão pouco tempo tornam o adolescente um paciente diferente do paciente infantil e por isso a linguagem e a motivação são direcionadas para esta faixa etária. A continuidade do tratamento dos adolescentes pelo odontopediatra tem a grande vantagem da relação de confiança entre as partes já estar estabelecida e pelo fato do profissional já conhecer o paciente. Nas consultas os adolescentes recebem informações sobre os cuidados com a higiene bucal e a motivação necessária para que seja feito no dia a dia. Nesta fase, muitos dos nossos pacientes estão usando aparelhos ortodônticos, requerendo maiores cuidados e atenção.
O sucesso do tratamento depende de uma boa comunicação do odontopediatra com a criança e com o núcleo familiar, pois um vínculo de confiança mútua deve existir para que os ensinamentos do consultório sejam vividos no seu dia-a-dia, podendo assim crescer saudável e feliz!
ACOMPANHAMENTO COMPLETO
Queremos que o(a) seu(sua) filho(a) receba o melhor tratamento, por isso, vamos mantê-lo sempre informado de quando retornar. Vamos acompanhá-lo antes e depois da troca dos dentes de leite para os permanentes, evitando o aparecimento de cáries e dos demais problemas bucais.